Ações da Facepe são tema de palestras no I Encontro Pernambucano de Educação, Ciência e Tecnologia

untitledO presidente da Facepe, Fernando Jucá, foi um dos palestrantes do I Encontro Pernambucano de Educação, Ciência e Tecnologia. O evento aconteceu no auditório Frederico Simões Barbosa do Instituto Aggeu Magalhães, localizado no campus da UFPE. Jucá falou sobre o tema Fomento à Pesquisa e Desenvolvimento no Estado de Pernambuco juntamente com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa.  A coordenação acadêmica da mesa foi de Abraham Benzaquem Sicsu. O encontro foi promovido pela Academia Pernambucana de Ciências.

Aluísio Lessa, Abraham Sicsú e Fernando Jucá

Aluísio Lessa, Abraham Sicsú e Fernando Jucá

Jucá destacou as ações do plano estratégico da Facepe, a tendência de alta nos investimentos para 2020 e o apoio na formação de capital humano altamente qualificado. De acordo com os dados apresentados, em Pernambuco, 36,9% dos alunos da pós-graduação possuem bolsas, sendo 20,8%  da Capes; 5,8% CNPq e 10,3%.

3Ele também falou das inciativas em Ciência e Tecnologia visando reduzir os impactos ambientais, sociais e econômicos do vazamento de petróleo no litoral de Pernambuco. Uma dessas ações é o edital 22/2019, publicado em 25 de outubro, que destina R$ 2,4 milhões para o combater a tragédia. Outro edital focado em mitigar as consequências desse acidente (23/2019) se dará em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de São Paulo (Fapesp), que será lançado nesta sexta-feira (8).

O presidente ressaltou ainda o apoio da Facepe a 73 projeto na área de Inovação, o incremento de ações em parceria com instituições internacionais (nos últimos cinco anos já foram 43 editais) e a digitalização e guarda do acervo documental da Fundação a cargo da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

4