É lançado o Edital do Programa Estadual de Pesquisa Aplicada ao SUS

PEPA-SUS (só marca - sem PEPA)

O edital 19/2022 Programa Estadual de Pesquisa Aplicada ao SUS foi lançada hoje em cerimônia ocorrida no Auditório da FENSG – Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças – dentro do Hospital Oswaldo Cruz – UPE.

O Governo do Estado de Pernambuco, por intermédio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), tornam público o presente Edital e convidam pesquisadores a apresentarem projetos de pesquisa, no âmbito do Programa Estadual de Pesquisa Aplicada ao SUS.

As submissões por meio eletrônico estão abertas a partir de hoje e irão até as 23h59 (horário de Recife) do dia 07/08/2022. O envio da proposta será realizado exclusivamente através do Sistema AgilFAP (http://agil.facepe.br/). Para o acesso ao formulário eletrônico, o coordenador (conectado ao AgilFAP) deverá selecionar as seguintes opções:

  1. Bolsas e Auxílios (no menu ao lado esquerdo)
  2. APQ – Apoio a Projeto de Pesquisa (na lista de opções)
  3. Natureza da solicitação: Edital FACEPE 19/2022
  4. Nome do edital: Programa Estadual de Pesquisa Aplicada ao SUS

Em seguida, realizar a solicitação de financiamento através do formulário APQ, inserindo, seus dados pessoais, detalhamento do orçamento solicitado e demais anexos solicitados como documentação complementar digitalizada, conforme subitem 6.8.1, do Edital.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos de capital, custeio e bolsas, no valor global estimado de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) do orçamento da FACEPE a serem despendidos nos exercícios de 2022 e 2023.

Estarão disponíveis três faixas de financiamento A, B e C, nas quais o proponente poderá solicitar recursos para a proposta até o valor máximo de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais).

A Diretoria Geral de Educação na Saúde DGES/SES-PE desenvolveu e disponibinilizou, no período de 19 a 25 de maio de 2022, formulário do Google Forms, para a realização da consulta às secretarias executivas, diretorias, coordenações e áreas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde, visando o levantamento dos principais problemas de saúde e a proposição das linhas de
pesquisa que compõem este edital.

Foram consolidados 05 (cinco) Eixos temáticos e diversas Linhas de Pesquisa, os quais compõem o Edital FACEPE 19/2022, a saber:

  • Eixo 1 – Ações Estratégicas de Vigilância em Saúde;
  • Eixo 2 – Organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS);
  • Eixo 3 – Gestão do Trabalho e Educação na Saúde;
  • Eixo 4 – Saúde da Mulher e Saúde Materno-Infantil;
  • Eixo 5 – Economia, Gestão e Inovação em Saúde.

Em caso de dúvidas entrar em contato com a gestora responsável: Ana Cássia Cabral de Lima (ana.lima@facepe.br) ou pelo fone: 3181-4608.

Acesse o Edital_FACEPE_19-2022_Programa Estadual de Pesquisa Aplicada ao SUS-PE.