“Proteção ao Conhecimento” foi o tema da palestra ministrada por agentes da ABIN na FACEPE

A palestra “Proteção ao Conhecimento” foi ministrada pelo agente da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), Eduardo Farias, no auditório da FACEPE ontem, dia 20 de fevereiro/2018.

ABIN1

Essa palestra faz parte do PROGRAMA NACIONAL DE PROTEÇÃO DO CONHECIMENTO SENSÍVEL (PNPC)

O Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível (PNPC) é um instrumento preventivo para a proteção e a salvaguarda de conhecimentos sensíveis de interesse da sociedade e do Estado brasileiro. O programa foi instituído pela ABIN com a finalidade de exercer sua atribuição institucional de proteger as informações e conhecimentos sensíveis do país.

O PNPC visa a estabelecer, junto a instituições públicas e privadas, a cultura de proteção dos conhecimentos sensíveis nacionais. É desenvolvido por meio de parcerias entre a ABIN e as instituições nacionais detentoras de conhecimentos sensíveis.

OBJETIVOS


Os objetivos do PNPC são:

  • Conscientizar os detentores de conhecimentos sensíveis sobre as ameaças a que estão sujeitos;
  • Fomentar o desenvolvimento da cultura de proteção do conhecimento sensível;
  • Apresentar medidas de proteção e assessorar na sua implementação;
  • Interagir com instituições nacionais e órgãos governamentais detentores de conhecimentos sensíveis.

O Programa propõe atuação integrada, abrangente e pormenorizada. Na sua implementação, a fim de verificar o dimensionamento adequado das necessidades institucionais de proteção, são identificados:

  • Os conhecimentos sensíveis a ser protegidos;
  • Os meios de produção, suporte, armazenamento e transmissão;
  • As ameaças reais e potenciais ao conhecimento detido pela instituição.

Além dos benefícios diretos decorrentes da implementação do PNPC na proteção dos conhecimentos sensíveis, o programa proporciona também benefícios indiretos às instituições. As melhorias obtidas nos processos de gestão da informação sensível podem ser aplicadas analogamente à gestão de dados e conhecimentos não-sensíveis, resultando em aperfeiçoamento em toda a cadeia de produção e gestão dos conhecimentos da organização.

Maiores informações no site: http://www.abin.gov.br/atuacao/programas/pnpc/