Prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico

banner ricardo ferreira

Nesta segunda-feira (28), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado – Facepe -, divulga o vencedor do prêmio Ricardo Ferreira a um destacado pesquisador com atuação em Pernambuco e contribuição científica de reconhecido impacto internacional nas áreas das ciências exatas, da terra e das engenharias. Criado em 2014, o prêmio será concedido bi-anualmente, alternado com o criado igualmente prêmio Sebastião Simões de Mérito à Inovação Tecnológica.

O pesquisador Ricardo Ferreira, conhecido internacionalmente por seu trabalho, era respeitado por todos por sua competência. Escritor, cientista e professor de renomadas instituições como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife; Indiana University, Columbia University e Farlhan College, nos Estados Unidos, faleceu na manhã de quarta-feira do dia 31 de julho de 2013.

Ricardo Ferreira foi professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), doutor honoris causis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pesquisador emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 1977; presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Em 1996, recebeu do CNPq o Prêmio Almirante Álvaro Alberto, considerado o maior prêmio da ciência brasileira. Ferreira foi pesquisador nível IA do CNPq desde 1976, passando a pesquisador emérito a partir de 2007.