Serão distribuídas 360 bolsas que terão duração máxima de um ano. Elas têm valor mensal de R$ 400,00

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) está lançando mais um edital de concessão de Bolsas de Iniciação Científica com o objetivo de apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação de graduandos de todas as áreas do conhecimento das instituições de ensino superior públicas ou privadas do Estado. 

O edital estende-se não só à solicitação de novas bolsas como também a renovações de bolsas já implementadas. As propostas devem ser apresentadas por pesquisadores vinculados às instituições, sob a forma de projeto de pesquisa, acompanhadas de plano de trabalho individual para cada candidato a bolsa e encaminhadas à Facepe exclusivamente via internet, por intermédio do formulário de solicitação de bolsas (modalidade BIC). A data limite para envio das propostas é 28 de abril de 2014.

O edital busca despertar vocação para os campos das ciências e das carreiras tecnológicas, incentivando talentos potenciais entre os estudantes, promovendo sua participação em projetos de pesquisa que introduzam o jovem universitário no domínio do método científico. Também visa a qualificar quadros para os programas de pós-graduação e aprimorar o processo formativo de profissionais para atuação nos diversos setores da sociedade.

O Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Facepe não só possibilita o envolvimento do estudante no universo da pesquisa como também estimula pesquisadores produtivos a engajarem estudantes no processo de investigação científica, otimizando a capacidade da instituição na formação de profissionais altamente qualificados.

Para este edital, serão distribuídas 360 bolsas que terão duração máxima de um ano. O bolsista deverá dedicar-se às atividades em carga horária de 20 horas semanais e apresentar resultados parciais ou finais da pesquisa, sob a forma de exposição oral, na Jornada Anual de Iniciação Científica da Facepe. As bolsas têm valor mensal de R$ 400,00.

Serviço:
Edital Facepe 02/2014 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/Facepe 2014)
Data limite para envio de propostas: 28 de abril de 2014
Mais informações pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Baixe aqui o edital

Flash de Notícias

Novo diretor-presidente da Facepe toma posse em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas

O novo diretor-presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, Abraham Benzaquem Sicsu, tomou posse na manhã desta segunda-feira (22/09), em cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do Estado - situada na região central do Recife - com presença dos secretários da Casa Civil, Luciano Vásquez, e da Ciência e Tecnologia, José Bertotti.

Facepe divulga o resultado da Etapa I do julgamento do Edital do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência

Após análise realizada pela área técnica (Etapa I do julgamento) da Facepe dos projetos submetidos ao Edital do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex – 10/2014), a Fundação divulga a relação das propostas enquadradas. Os projetos, agora, serão submetidos à etapa II do julgamento, que é a análise por consultores Ad hoc, conforme determina o edital. Trinta e cinco projetos foram submetidos, dos quais 34 foram enquadrados.

Edital da Facepe e Conselho de Pesquisa do Reino Unido possibilita pesquisa cooperativa em várias áreas

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), aderiu ao Fundo Newton RCUK de Fomento à Pesquisa e Inovação, programa em parceria com o Conselho de Pesquisa do Reino Unido (RCUK) e realizado no Brasil por meio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). O programa está recebendo propostas de projetos de pesquisa cooperativa entre grupos de Pernambuco e daquele país.

Facepe lança seu primeiro edital de apoio a incubadoras de empresas de base tecnológica e parques tecnológicos

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) está lançando seu primeiro edital de apoio a incubadoras de empresas de base tecnológica e parques tecnológicos. O objetivo da chamada é selecionar propostas para apoio financeiro não-reembolsável a projetos de incentivo à inovação, para os habitats de inovação, visando ao aumento da competitividade da economia pernambucana.

CETENE e Facepe relançam edital de apoio à pesquisa científica, tecnológica e de inovação

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) convidam pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa da Região Nordeste a apresentarem propostas de projetos nas áreas de Biotecnologia, Biocombustíveis, Nanotecnologia e Gestão/Inovação Tecnológica.

Sai o resultado do edital de concessão de bolsas de mestrado e doutorado para o 2º semestre de 2014

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) concluiu o processo de avaliação dos projetos proponentes ao edital de concessão de bolsas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) para o 2º semestre de 2014. Cento e quarenta bolsas serão concedidas pela Fundação, sendo 80 de mestrado e 60 de doutorado. O período para indicação dos bolsistas para os projetos aprovados, incluindo a entrega da documentação impressa pelo coordenador do PPG, será de 20 de agosto a 05 de setembro de 2014.

Rua Benfica, 150, Madalena CEP 50720-001 Recife - PE . Fone (81) 3181.4600 . Fax (81) 3181.4600