Governador Paulo Câmara divulga concurso público em seminário da Facepe

25 anos Facepe

Crédito: Roberto Pereira/Secretaria de Imprensa

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou, nesta segunda-feira (28), a realização de um concurso público para a Fundação de Amparo à Ciência Tecnologia – Facepe – durante o seminário em comemoração aos 25 anos da Instituição que abordou o tema “Novas Perspectivas para Pesquisa e Inovação no Estado de Pernambuco” . Na ocasião, também foi divulgado a abertura novos editais de pesquisa e o vencedor do prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico. Estiveram presentes a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação – Secti – Lúcia Melo, o presidente da Facepe, Abraham Sicsu, além dos representantes Pedro Henrique Falcão, pelos reitores das universidades, e o coordenador da Representação Nordeste do MCTI, José Bertotti.

O governador Paulo Câmara trouxe uma reflexão sobre o que é importante para Pernambuco e os desafios para buscar caminhos em favor do estado. No evento, anunciou a abertura do concurso público da Facepe com 15 vagas para Analista em Gestão – AGCT – e 20 vagas para o cargo de Assistente em Gestão – ASCT –. As inscrições são em cinco de outubro de 2015.

“Vamos utilizar cada vez mais o conhecimento a favor da população. Com o concurso público, a instituição continuará a crescer e ajudar os pernambucanos. Queremos inserir a inovação para estar mais presente em Pernambuco e o fortalecimento da Facepe é braço executor dessa política. Podemos dar exemplo de como continuar a produzir conhecimento e, com essa produtividade e a força do nosso povo, superaremos qualquer desafio para melhoria da qualidade de vida”, afirmou o governador .

Em auditório lotado, O presidente Abraham anunciou o lançamento do novo site da Facepe, agora mais ágil e dinâmico, três editais para a comunidade tecnocientífica e o ganhador do prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico, o professor Dr. Oscar Malta.

O primeiro edital é para Concessão de Bolsas de Pós-Graduação Strictu Sensu. Os outros dois são com parcerias de agências nacionais e internacionais para ampliar a comunidade cientifica pernambucana. Com investimento de R$7,6 milhões, o PAPPE Integração, na área de inovação, busca maior integração com as empresas. Já o de desenvolvimento para fármacos humanos visa apoiar novos complexos biológicos para saúde em qualquer área do conhecimento e tem parceria com a empresa Biozeus.

A Secretária da Secti, Lúcia Melo, abordou sobre a importância da Facepe como instituição que ajudou a modificar Pernambuco e de onde saíram os primeiros auxílios para os pesquisadores iniciarem o trabalho de tecnologia eólica, na consolidação da pós-graduação do estado e no fortalecimento do conhecimento, comandados pelo então governador Eduardo Campos.

“A Fundação tem como principal responsabilidade manter-se na liderança da geração do conhecimento, assegurando a formação de pessoas, o respeito ao planeta e as formas de organização da sociedade, atuando no caminho que seguirá nosso sistema de pesquisa. Estamos certos que nosso governo continuará dando apoio a esta instituição que não tem apenas um criador, mas uma criação coletiva e assim continuará”, afirmou Lúcia Melo.

Após a abertura, a mesa-redonda com o tema “Programas de Pós-Graduação do Nordeste e seus desafios: interdisciplinaridade, interinstitucionalidade e internalização” foi coordenada pela Profª do Departamento de Engenharia Civil da UFPE, Maria do Carmo Sobral, com os palestrantes Dr. Arlindo Philippi Júnior, diretor de avaliação do Capes, Dra Rita de Fátima Aragão, coordenadora de ações internacionais do programa Ciência Sem Fronteiras do CNPq e o Dr. André Cabral de Souza, superintendente da Área de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep.

Programação da tarde:
14h – Mesa-Redonda: “Agência Nacional de Pesquisa: Em busca da inovação”
Coordenador: Prof. Dr. Emídio Cantídio de Oliveira Filho – Assessor de Assuntos Estratégicos de Planejamento Institucional da UFRPE
Palestrante 1: Dr. Egon Ferreira Daxbacher – Gerente de Implantação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia da FCA Pernambuco
Palestrante 2: Dra. Erica Elle – Coordenadora do PPSUS – Departamento de Ciência e Tecnologia DECIT/SCTIE/MS
Palestrante 3: Dr. Sérgio Luiz de Carvalho Xavier – Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo do Estado de Pernambuco – SEMAS/PE

15h50 – Mesa-Redonda: “O papel das fundações para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil”
Coordenador: Prof. Dr. Carmelo José Albanez Bastos Filho – Coordenador Geral de Pós-Graduação da Universidade de Pernambuco – UPE
Palestrante 1: Dr. Sergio Luiz Gargioni – Presidente do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa – CONFAP
Palestrante 2: Dr. Eduardo Santana de Almeida – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB
Palestrante 3: Dr. Francisco César de Sá Barreto – Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP