FACEPE lança chamada Edital de Auxílio Mobilidade para a Itália

italia3A FACEPE, junto com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Universidade de Bolonha, representando a rede de Universidades Italianas, lança a Chamada Pública para mobilidade de pesquisadores de instituições brasileiras na Itália (Mobility Confap Italy – MCI).

A Chamada tem o objetivo de oferecer suporte a candidatos interessados em trabalhar com pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas instituições italianas. É destinada a pesquisadores doutores e estudantes de Mestrado e Doutorado vinculados a universidades e instituições de pesquisa em Pernambuco, cuja bolsa será mantida durante o período de mobilidade. Os itens financiáveis pela Facepe incluem até 10 diárias de R$ 600,00 cada (http://www.facepe.br/fomento/valores-vigentes/) e passagem de ida e volta para a Itália em classe econômica, totalizando o valor máximo de R$ 22.000,00 por proposta.

As instituições italianas disponíveis para mobilidade podem ser consultadas no site do MCI (http://www.mci.unibo.it/en/brazilian-candidates/academic-opportunities) e os proponentes deverão ter um supervisor associado a uma das universidades italianas que participam do acordo. O suporte oferecido é exclusivo para o período de pesquisa na Itália. Nenhuma taxa de mensalidade será cobrada dos candidatos apoiados pela Chamada. Em caso de mobilidade que envolva projetos com potencial comercial, industrial ou que envolva propriedade intelectual, as instituições de pesquisa envolvidas deverão assinar cooperação específica para a realização da parceria, de acordo com a legislação de cada país e as convenções internacionais.

Os critérios avaliados em cada proposta estão descritos na Chamada.

Os candidatos interessados devem submeter o formulário online de inscrição até o dia 08 de agosto de 2017, em ambos sites: http://sigconfap.ledes.net e o sistema Agilfap da FACEPE:

  • Acessar o AgilFAP com seu login e senha (http://agil.facepe.br/);
  • Escolher, na aba Formulários, o item “Bolsas e Auxílios”;
  • Indicar, na aba Auxílios, a modalidade “APQ – Projeto de Pesquisa”;
  • Selecionar, em Natureza da solicitação, a opção “Editais” e, em Editais vigentes, a opção “Edital 11/2017 – Mobilidade para a Itália”.

Veja a Chamada Pública.