Facepe e SES realizam Oficina de Prioridade em Pesquisa para o SUS

Recife, 26 de agosto de 2008

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, Facepe, irá realizar, em parceria com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, SES-PE, nos dias 28 e 29 de agosto, uma oficina intitulada Prioridades para o Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) 2008/2009. O evento acontecerá no Centro de Pesquisas Ageu Magalhães e reunirá profissionais, professores, pesquisadores e conselheiros municipais de saúde, além de representantes do Ministério da Saúde.

O encontro promoverá debates entre os convidados, partindo dos eixos prioritários do programa do governo nessa área e confrontando com os problemas de saúde existentes no estado. Serão discutidas e definidas quais linhas de pesquisa serão contempladas no edital de 2008 que poderão contribuir com a redução dos problemas considerados prioritários pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, SES-PE, desde a compreensão dos seus determinantes à aplicação dos seus resultados. O objetivo primordial do Programa é financiar pesquisas em temas prioritários de saúde. Tais estudos devem ser capazes de responder aos principais problemas da população nesse setor, necessitados de conhecimento científico para sua resolução.


PPSUS –
Visando cooperar para o incremento científico e tecnológico em saúde no Brasil e a redução das desigualdades regionais nesse campo, o MS, através do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), vem desenvolvendo atividades de fomento à pesquisa nos estados, por meio do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), gestão compartilhada em saúde.

Desde 2001, o Ministério da Saúde e a Facepe vêm fomentando atividades de pesquisa para o desenvolvimento científico e tecnológico da área de saúde, de forma articulada entre as instituições de ensino, pesquisa e atenção a essa área. Para isso, coloca em prática uma estratégia de aproximação entre os esforços de pesquisa e desenvolvimento, de forma a contribuir com a redução dos problemas, considerados prioritários pela Secretária de Saúde de Pernambuco (SES-PE), desde a compreensão dos seus determinantes à aplicação dos seus resultados.

Em Pernambuco o PPSUS já atuou no âmbito do fomento à pesquisa, com editais lançados em 2002, 2004 e 2006. Todos foram divulgados pela Facepe em parceria com MS, CNPq e SES-PE envolvendo recursos na ordem de R$ 750 mil, aplicados no financiamento de 64 projetos de pesquisa selecionados pelos três editais. Reconhecendo o esforço de articulação que está se estabelecendo entre a SES-PE e a Facepe, a gestão do Programa no MS acenou com a possibilidade de ampliar o aporte de recursos para ainda este ano. A Facepe e a SES/PE asseguraram um valor de contrapartida quatro vezes maior que o aplicado no último edital. Assim os recursos disponíveis para o programa em 2008 deveram atingir a soma de R$ 2,4 milhões.