Facepe apóia III Prêmio Naíde Teodósio

Recife, 09 de outubro de 2008

Começaram na última quarta-feira, 07 de outubro, as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero. A premiação tem como objetivo estimular e fortalecer a produção crítica de conhecimentos sobre as relações de gênero, contribuindo para a promoção dos direitos das mulheres em sua diversidade, através de pesquisas e estudos que busquem contemplar as dimensões de raça, etnia e classe social.

O Prêmio é coordenado pela Secretaria da Mulher (SEMUL) em parceria com as secretarias de Educação (SEE), de Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente/Facepe (Fundação de Amparo à Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco), a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

A seleção pública vai premiar 06 (seis) artigos científicos, 10 (dez) relatos de experiência, 10 (dez) redações e 01 (um) roteiro para vídeo-documentário de curta-metragem digital. Podem se inscrever estudantes de pós-graduação e graduação e estudantes e professoras(es) do ensino médio de instituições públicas e privadas. As inscrições podem ser feitas pela internet, através do site http://agil.facepe.br/, e pelos correios, através do endereço Rua Benfica, nº 150, Madalena, Recife-PE, CEP: 50.720-001, até o dia 07 de dezembro.

A novidade desse ano é que a Facepe vai conceder bolsas de Iniciação Científica Júnior para os cinco melhores projetos pedagógicos inscritos pelos professores do ensino médio. Serão concedidas até cinco bolsas por projeto.

Os temas da 2ª edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero são:
I. Violência doméstica e sexista;
II. Inserção das mulheres nos espaços de poder;
III. Mulher e meio ambiente;
IV. Patriarcado: educação e cultura;
V. Agricultoras familiares e reforma agrária;
VI. Gênero e saúde;
VII. Sexualidade e gravidez na adolescência
VIII. A participação da mulher negra na formação da sociedade pernambucana
IX. A participação da mulher indígena na formação da sociedade pernambucana.

Veja abaixo o Cronograma do 3º Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero

CRONOGRAMA
06 de outubro de 2009 Publicação do edital no Diário Oficial do Estado
07 de outubro a 07 de dezembro de 2009 Período de inscrições
Janeiro de 2010 Divulgação das inscrições aceitas no Diário Oficial do Estado e no site www.facepe.br
Janeiro de 2010 Análise e o Julgamento dos trabalhos
Fevereiro de 2010 Divulgação do resultado final no Diário Oficial do Estado e no site www.facepe.br
A partir de março de 2010 cerimônia de entrega da premiação

Quem foi Naíde Teodósio?
O Prêmio faz homenagem à médica Naíde Teodósio (1915-2005) que dedicou a vida na luta por uma sociedade justa e igualitária.  No âmbito científico, a Dra. Naíde orientou suas pesquisas para erradicar as desigualdades sociais, com especial enfoque ao combate à desnutrição. Publicou mais de 50 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e fundou o Laboratório de Fisiologia da Nutrição no Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco, hoje Laboratório Naíde Teodósio.

Clique aqui e acesse o EDITAL 06/2009 – III PRÊMIO NAÍDE TEODÓSIO DE ESTUDOS DE GÊNERO