Ex-presidentes e diretores científicos participam de webinário pelos 30 anos da Facepe

O clima foi de confraternização no segundo webinário que marcou o fim das celebrações dos 30 anos da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco. O evento foi transmitido pelo Youtube da Facepe no fim da manhã desta sexta-feira (4). O projeto, iniciado há exatamente um ano, foi fruto de parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Pernambuco. A mediação do webinário foi da secretária regional da SBPC-PE, Maria do Carmo Figueiredo Soares, que atuou como coordenadora da comissão organizadora do projeto.

Webinário Facepe 7A abertura contou com as presenças do presidente da Facepe, Fernando Jucá, e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos. Os gestores estão em Petrolina, onde acontece o I Encontro de Ciência, Pesquisa e Inovação no Vale do São Francisco. Ao saudar o momento histórico, Lucas Ramos enfatizou que “a academia está produzindo soluções junto às empresas e o poder público como agente de fomento, incentivando e garantindo as condições legais, orçamentárias e até financeiras para fazer a entregas no menor espaço de tempo possível”.

Webinário Facepe 3Na sequência, o professor da Universidade Federal de Pernambuco e historiador, George Cabral, e a socióloga Andreia Santos falaram sobre pré-lançamento do livro Histórias e Memórias da Facepe – 30 anos, trabalho fruto de um minucioso levantamento de dados e coleta de entrevistas de testemunhas dos acontecimentos que marcaram a criação da Fundação e sua trajetória ao longo das últimas três décadas. Aliás, o tema marcou o lançamento da Revista Inovação e Desenvolvimento, em dezembro do ano passado, considerada a primeira publicação própria de divulgação institucional.

Webinário Facepe 5O editor-chefe e ex-presidente da Facepe, Abraham Sicsú, explicou que o veículo de comunicação surgiu a partir de uma demanda do Conselho de Administração e que os temas e pautas são estabelecidos em acordo com o Conselho Editorial. Foram quatro números publicados com reportagens, entrevistas e artigos autorais de pesquisadores (Facepe 30 anos, Parques Tecnológicos de Pernambuco, Doenças Negligenciadas – Covid19 e o Cenário da Agricultura em Pernambuco).

Outro palestrante do webinário foi o professor da UFPE Marcos Galindo. Ele falou sobre o projeto de Gestão Documental a ser desenvolvido a partir de 2021 pela Facepe e que tem como título Memória do Fomento à Pesquisa em Pernambuco.

Webinário Facepe 1O encerramento do evento ficou a cargo do ex-ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende. Primeiro diretor científico da Facepe, ele relembrou o contexto político que marcou a criação da Fundação, no final dos anos 1980. “Doutor Arraes sempre valorizou a Ciência que, aliás, ele nem chamava de Ciência, chamava de conhecimento”.

Ele contou que quando Miguel Arraes se candidatou ao governo do estado, em 1986, chamou a economista Tania Bacelar para organizar o programa de governo. Foi então que um grupo de pesquisadores liderados por ela elaborou uma série de propostas para a área de Ciência e Tecnologia. O presidente de honra da SBPC fez questão de homenagear também Ricardo Ferreira (falecido em 2013), Abraham Sicsú, Ivon Fittipladi (ex-diretor científico), Sebastião Simões (ex-presidente) e Lúcia Melo (ex-secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação). “Estou muito satisfeito de ver a Facepe chegar aos 30 anos com essa vitalidade, com esse apoio e participação cada vez maior de muitas pessoas”, disse Sérgio Rezende ao encerrar a sua fala.