Assinado o Manifesto pela Ciência Brasileira

Dia-C-01 manifestoO Manifesto pela Ciência Brasileira foi assinado nesta quarta-feira (25), na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), localizada no Bairro do Recife, pelos reitores das universidades públicas de Pernambuco, pela Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lúcia Mello e pela FACEPE.

Iniciativa dos pró-reitores de pesquisa e pós-graduação de Pernambuco, o Manifesto pela Ciência Brasileira contou com o apoio dos reitores das universidades públicas do estado, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e da Secti. Confira o documento na íntegra (Manifesto). “Aproveitamos a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para chamar a atenção da sociedade para a área e sensibilizar em relação à importância da ciência e da tecnologia como setores estratégicos para a soberania e o desenvolvimento do país”, destacou a secretária Lúcia Melo.

Antes da assinatura do manifesto, na sede da Secti, no Bairro do Recife, o Prof. Dr. Isac Almeida de Medeiros, Pró-reitor de Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). ministrou a palestra Ciência e Soberania Nacional. “Somos refém daqueles que detém a tecnologia. Como exemplo, posso citar que, hoje, importamos os princípios ativos dos medicamentos que vendemos no Brasil. Somos bons embaladores. Isso precisa ser modificado e a ciência vem mudar essa lacuna. A ciência e a tecnologia precisam ser vistas como investimento”, destacou Isac, ao reforçar que os países que saíram da crise investiram nesses dois fatores.