Apresentação

Estímulo à pesquisa em cooperação

No âmbito de acordos firmados com outras agências de fomento do Brasil e do Exterior, a Facepe tem buscado, por meio do lançamento de diversos editais, ampliar a participação de pesquisadores de Pernambuco em atividades de cooperação científica, mediante o apoio ao intercâmbio de pesquisadores e/ou o cofinanciamento de projetos de pesquisa cooperativa de classe mundial, elaborados e desenvolvidos por grupos de pesquisa de Pernambuco e de outros centros do País ou do Exterior. A Facepe também auxilia a mobilidade de alunos de pós-graduação para estágios em centros de pesquisa fora do Estado.

Acordos
Com o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS)Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique (Inria) e Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) apoio a atividades de pesquisa cooperativa desenvolvidas entre pesquisadores de Pernambuco e da França nas áreas de Ciências e Tecnologias da Informação e da Comunicação ou em áreas conexas.

Com a Agence Nationale de La Recherche (ANR) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) – apoio a projetos de pesquisa cooperativa nas áreas temáticas “Mudanças Globais em conexão com Ciências Ambientais e da Terra” e “Ciências Sociais, Microbiologia, Imunologia, Infectologia e Pesquisas Marinhas”. O acordo visa a facilitar a criação e operação de projetos científicos de qualidade propostos conjuntamente por equipes de pesquisa francesas e brasileiras. As prioridades temáticas são reexaminadas a cada edição das chamadas.

Com o Massachusetts Institute of Technology (MIT-EUA) – apoio à execução de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em cooperação entre pesquisadores vinculados a instituições científicas e tecnológicas situadas em Pernambuco e Estados Unidos.

Com o International Science and Technology Partnerships Canada (ISTP Canada) – apoio à cooperação entre pesquisadores vinculados a empresas situadas em Pernambuco e Canadá para a execução de projetos de pesquisa cooperativa científica, tecnológica e de inovação.