A 20ª Jornada de Iniciação Científica terá mais de 170 projetos apresentados no segundo dia do evento

2016_06_15_09_17_15_ProShot

Nesta quarta-feira (15), a 20ª Jornada de Iniciação Científica da FACEPE terá a apresentação mais de 170 projetos em todas as áreas do conhecimento onde as diversas instituições de ensino superior do Estado e bolsistas são convidados a exibir os trabalhos referentes às pesquisas desenvolvidas na edição 2015/2016. O evento acontece até as 17h no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Em um dos trabalhos apresentados nesta manhã, a bolsista Eliana Manso, sob orientação da coordenadora Laura Helena Gil da instituição CPQAM/Fiocruz na área de Ciências Biológicas, apresentou o projeto “Clonagem e Expressão da Proteína do vírus Chikungunya”, transmitido por mosquitos do gênero Aedes Spp. De acordo com Eliana, os primeiros casos de transmissão interna da febre foram confirmados em setembro de 2014 tendo aumentado a incidência em todo país. Ela acredita que o estudo é importante para que possa gerar melhorias ao serviço público e à população ao servir de ferramenta para o diagnóstico e mais entendimentos do vírus.

No turno da tarde, outro exemplo de trabalho que será apresentado na área de Ciências Agrárias, Rafaela Muniz sob orientação de Renato Santos do Instituto Federal de Pernambuco de Vitória de Santo Antão (IFPE) terá o tema “Acúmulo de Biomassa e Nutrientes e Qualidade Energética de Gramíneas para Uso Energético no Polo Gesseiro do Araripe em Pernambuco”. O projeto aborda a eficiência elevada de matéria seca apresentada pela cana e o capim elefante, credenciando estas gramíneas como biomassa alternativa para a produção de energia, visto que o polo o Araripe utiliza vegetação nativa da Caatinga para calcinação de gipsita, sem manejo florestal.

Clique aqui e confira os horários das apresentações