A 18ª Jornada de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) acontecerá nos próximos dias 21, 22, 23 e 24 de julho, nas instalações da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco – FCAP/UPE, das 08h às 18h. A programação do evento já está definida (confira aqui). Docentes e discentes participarão da Jornada que este ano terá como tema “Facepe, 25 anos”.

A Jornada reunirá cerca de 400 trabalhos científicos nas áreas de ciências agrárias, biológicas, humanas, sociais aplicadas, da saúde, exatas e engenharias, todos eles apresentados por estudantes de graduação beneficiários do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Facepe (PIBIC).

A programação inicia-se na manhã do dia 21 com a recepção e credenciamento dos participantes, entre as 08h e 09h30. Em seguida, no auditório da Faculdade, haverá a cerimônia de abertura, às 09h30, e, às 10h, a palestra “Ciência e Tecnologia como Base do Desenvolvimento: A Carreira de Pesquisador no Brasi”, com o físico Ivon Fittipaldi. Após o intervalo, começam as exposições dos trabalhos que estarão distribuídos por sete salas da instituição de ensino (confira a relação completa dos trabalhos, salas e horários em que serão apresentados).

Como forma de incentivar alunos participantes do PIBIC/Facepe que se destacaram durante o ano sob os aspectos de relevância e qualidade do trabalho de pesquisa desenvolvido, a Jornada concederá o Prêmio Ricardo Ferreira, láurea instituída em 1997 em reconhecimento a um dos mais importantes cientistas pernambucanos, com imensa contribuição à ciência brasileira, falecido no ano passado.

O Prêmio consiste em um auxílio financeiro individual para a participação dos bolsistas vencedores, como ouvintes ou com apresentação de trabalho, em congresso científico nacional na área do trabalho premiado. O auxílio será usado para custear despesas com passagem aérea nacional, diárias e taxa de inscrição.

No último dia da Jornada (24 de julho) a programação encerra-se com a homologação dos premiados, palestra “Facepe, 25 anos”, com a cientista Lúcia Melo, e entrega do prêmio Ricardo Ferreira. 

Os 25 anos – Criada pela Lei Estadual N° 10.401/1989, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) completa 25 anos em 26 de dezembro deste ano. A Fundação tem como missão institucional “promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, através do fomento à ciência, tecnologia e inovação, mantendo estreita sintonia com o atendimento as suas necessidades socioeconômicas”.

A Facepe apoia a Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da concessão de financiamento não-reembolsável de atividades de formação de recursos humanos altamente qualificados ou de projetos de pesquisa científica ou tecnológica realizados em instituições de pesquisa ou em empresas localizadas em Pernambuco.